play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Arquivo
  • keyboard_arrow_right Blog
  • keyboard_arrow_right Organização de atividades de um jeito Geek

Organização de atividades de um jeito Geek

1363 Resultados / Página 1 de 76


Background

Hoje o papo aqui na coluna NPossibilidades é um pouco sério, mas acredito que seja útil para alguns de vocês. É sobre organização de tarefas. Mas claro, de uma maneira geek.

Organização de tarefas com o iPad

Todo geek que é que geek de verdade trabalha de que forma? Multi-tarefa claro. Sempre estamos fazendo diversas coisas ao mesmo tempo, e invariávelmente ficamos quase que o tempo todo conectados à alguma rede social, ouvindo música, com caixa de e-mails aberta, SMS chegando… Coisas comuns para as gerações X e Y mas que no final das contas acaba atrapalhando a produtividade. Então como fazer para não se perder em nossos projetos? Como nos organizar em nossas atividades?

Bom, neste post não vou falar sobre as metodologias de organização que existem por ai, a idéia é compartilhar com vocês a forma como faço para conseguir realizar minhas atividades com o auxílio do iPad. Em alguns pontos, minha “metodologia pessoal” até lembra um pouco o GTD (ops… GTD? Confiram aqui o que é isso), mas é apenas coincidência mesmo.

O que eu faço é o seguinte. Divisões de atividades em contextos. Primeiro divido o que é pessoal do que é profissional. Desta forma consigo manter o foco no que realmente preciso fazer. Tendo separado isso, cada uma destas divisões fica gravada em aplicativos diferentes.

aWesome Note HD

Para tarefas profissionais como o meu trabalho, minhas consultorias, o site NPossibilidades, os posts da coluna aqui no WeRgeeks, utilizo um aplicativo chamado Awesome Note HD. Gosto muito deste por que me permite separar ambientes diferentes internamente em abas e fazer anotações rápidas em reuniões, criar check lists de ativides, programar tarefas com lembretes e uma série de outros recursos.

2Do

Para atividades pessoais como agendas dos meus filhos, reparos para fazer em casa e as diversas outras tarefas do dia a dia utilizo um outro chamado 2Do. Faz praticamente o mesmo que o Awesome Note HD, mas de uma forma um pouco menos formal. Dai a minha escolha deste para o lado pessoal.

Desta forma consigo organizar as atividades de formas distintas e realizá-las em momentos distintos. Quanto vou realizar atividades profissionais não vejo as pessoais e vice-versa. Isso diminui a dispersão.

Lembretes

Mas ai veio agora uma nova opção com a atualização do iOS 5. Entre outros recursos, está presente nativamente no sistema o aplicativo Lembretes, que é um outro gerenciador de atividades muito bom (apesar de não contar com todos os recursos dos dois citados acima). E ai? Ficou sobrando na minha organização? Claro que não.

O que fiz foi incorporá-lo para foco pontual. Quer dizer o seguinte: Toda vez que sento para trabalhar em alguma coisa trago para ele tudo o que preciso fazer naquele momento. Por exemplo, vou desenvolver tais funcionalidades para determinado sistema, são apenas elas que ficam gravadas agora. Vou escrever este ou aquele post para o blog, a mesma coisa. À medida do que vou terminando basta marcar como realizado e pronto. Não preciso sequer ver as outras atividades de outros contextos.

Dá um pouco de trabalho se organizar assim, mas depois que acostuma torna a coisa bastante produtiva e consigo manter melhor o foco no que realmente preciso fazer.

E você geeks, como fazem para se organizar?


CONVERSA COM GIGANTES

Ouça em todas as plataformas
Background

Na primeira temporada do CONVERSA COM GIGANTES, conversamos com os principais executivos de grandes empresas do planeta para entender seus planos, novidades e como elas prestam atenção nos consumidores!

Nesse episódio, conversamos com Cláudia Meira, CIO da Unilever para a América Latina, para conversar sobre o mercado de tecnologia e o desenvolvimento de profissionais na área!

Gostou do episódio? Mande um comentário em áudio pelo WhatsApp +55 11 98765-6950. Seu comentário poderá aparecer no podcast Serviço de Atendimento à Cavalaria (SAC).


mande seu comentário em áudio