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Retro-review Final Fantasy IV

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Background

Bem-vindo aos retro-reviews. Estes textos têm como objetivo sugerir games recentes, mas não muito recentes, que acreditamos que você deva jogar. E como estão no mercado há algum tempo você já deve ter um ambiente que os suporte e deve encontrá-los a preços bem mais acessíveis que os lançamentos. Divirta-se e deixe suas impressões depois de jogá-los.

Uma ode à redenção
Todos nós cometemos erros. Na maioria das vezes só percebemos isso depois do ato, algumas vezes só depois de confrontados com a verdade. Algumas vezes sabemos previamente que aquilo que faremos é errado, mas por algum motivo, seja ele altruísta ou egoísta, continuamos mesmo assim. E às vezes nós utilizamos de elementos ou prerrogativas ruins pra chegar a um resultado positivo. Em qualquer caso uma vez ciente do erro nós buscamos corrigi-lo. Ao menos a maioria de nós. Essa é a busca da redenção, o perdão de nós mesmos.

Da escuridão para a luz
Você é Cecil, um dark knight capitão da força de elite Red Wings do reino de Baron. Recentemente enviado a missões pouco comuns você acaba por perceber que há algo errado com o rei, que suas ordens não deveriam ter sido dadas, que os Cristais não valem o sofrimento daqueles que os guardam. E você entenderá que antes de salvar qualquer outro você precisa salvar a si mesmo e que precisará ensinar a mesma lição a vários outros que encontrará em sua jornada.

Aprenda, desenvolva e utilize
Todos os elementos clássicos estão lá, obviamente, afinal FFIV é um remake com poucas mudanças e apenas um delas é drástica, os gráficos. Com modelos 3D todo o conjunto ganha uma nova roupagem como feito em FFIII, também pro DS, e funciona naturalmente pois como um bom RPG os gráficos são um elemento menor comparados a história e som. Por incrível que pareça poucos percebem o quanto som é importante em um RPG, como este ajuda o jogador a imergir naquele mundo e momento. E a história? Uma série de belos personagens, tão profundos quanto necessário para fazer diferença no todo e você se importar com cada um deles, que vão te ajudar em cada passo do caminho.

A jogabilidade do original é mantida, com as conhecidas (e odiadas por alguns) random battles iniciando o Active Time Battle System, novidade no jogo de 1991, onde cada personagem tem seu próprio medidor de tempo de preparação, seja para uma próxima ação ou para executar a ação escolhida, uma maneira bem inteligente de demonstrar que todos precisam de tempo para se preparar assim como conjurar uma magia poderosa não é tão fácil como golpear com uma espada.

Um ótimo re-encontro
Como poucos dos novos jogadores estão dispostos ao trabalho de religar todo um antigo sistema, como o Super NES, os grandes jogos tem duas alternativas, remakes ou ports, e quando um grande jogo toma o caminho do remake todos nós ganhamos. FFIV é uma surpresa para os novatos e uma boa nostalgia aos antigos, um grande jogo, com uma grande história que vale a pena ser vivenciada.


MC 1:1

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Background

MC 1:1 é um podcast de entrevista com criadores de conteúdo. Não importa o tema, não importa a plataforma, se você cria conteúdo, corre o risco de ser entrevistado por Marcel Campos.

Nesse episódio, Marcel Campos recebe Dani Vampira, uma criadora de conteúdo que ama jogos na madrugada.

Quer participar AO VIVO das entrevistas? Assista em sua plataforma favorita:

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