play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Arquivo
  • keyboard_arrow_right Blog
  • keyboard_arrow_right Retro-review: Portal

Retro-review: Portal

951 Resultados / Página 1 de 53


Background

Bem-vindo aos retro-reviews. Estes textos têm como objetivo sugerir games recentes, mas não muito recentes, que acreditamos que você deva jogar. E como estão no mercado há algum tempo, você já deve ter um ambiente que os suporte e deve encontrá-los a preços bem mais acessíveis que os lançamentos. Divirta-se e deixe suas impressões depois de jogá-los.

Welcome to the Aperture Science Enrichment Center
“Onde estou?” Essa provavelmente seria a primeira pergunta feita por uma pessoa que acordasse na mesma condição de Chell, a protagonista deste épico e ainda assim longe de ser a personagem principal. Ela (você) acorda em uma espécie de cela, sem nenhuma saída clara e em pouco tempo começa a ouvir a voz computadorizada de GLaDOS, a verdadeira estrela. Esta começa a explicar que isso é um experimento e que será divertido, mas que ferimentos sérios são possíveis. Muito alentador.

Um rato no labirinto
Em pouco tempo você percebe que não há nada o que você possa fazer além de seguir as instruções de progresso pois não há saídas além das indicadas por GLaDOS. A sensação de rato de laboratório em um labirinto é imediata. Você na verdade nem sabe onde deve chegar pois as instruções e pistas sobre qual caminho seguir são restritas a próxima câmara ou às vezes somente a próxima sala, algo que enlouqueceria rapidamente uma mente mais fraca. Para suavizar um pouco esta tensão GLaDOS informa com frequência que ao final do teste haverá bolo. Sim, bolo.

Pouco depois do choque inicial você é apresentado o verdadeiro objeto de estudos, a arma de portais. A partir deste ponto você começa a entender o quanto este jogo é espetacular. O que inicialmente parecia um FPS, First Person Shooter, revela-se um FPP, First Person Puzzle. Toda a mecânica do jogo se resume em uma série quebra-cabeças com visão em primeira pessoa e para vencê-los você só precisa sair dali com a ajuda de portais.

Claro que a opção de criar um portal pra fora dali não é oferecida (não por GLaDOS pelo menos, pois o jogador pode simplesmente sair do jogo e jogar outra coisa, como um conhecido meu fez depois de poucos minutos). Assim sendo, a maneira mais fácil de completar as tarefas é seguir as instruções dadas, ou ao menos a maior parte delas.

Onde não há vida pode haver sentimento
Durante o progresso você vai encontrar alguns objetos bem simpáticos que irão ajudar ou atrapalhar seu progresso, como as sentry guns. E inevitavelmente encontrará o objeto inanimado mais carismático da História: o Companion Cube. Um cubo cinza e branco com um coração desenhado em cada um dos seis lados. E você vai se apaixonar por ele.

This was a triumph
Portal modifica conceitos de uma maneira incrível. Jogabilidade simples e perfeita, personagens extremamente carismáticos (como só a Valve sabe fazer), ambientes intensos e uma ausência de história que o faz criar sua própria história. Uma experiência maravilhosa.


EU NÃO ACREDITO

toda segunda-feira um novo episódio
Ouça em todas as plataformas
Background

Eu não acredito que vamos poder viajar para o espaço como turistas!

Ainda que esse sonho leve décadas pra se realizar, o fato é que a era do turismo espacial começou, e começou com tudo, com ricaços do planeta fazendo sua própria versão da corrida espacial.

Nesta semana, vamos entender todos os detalhes do desenvolvimento e viabilidade do turismo espacial nos próximos anos!

DESCUBRA NESSE EPISÓDIO:
Desde quando existe o turismo espacial?
– É preciso passar por um treinamento para ser turista no espaço?

Quais são os maiores desafios para o turismo espacial se tornar algo real e frequente?
Qual seria a diferença entre Jeff Bezos e Elon Musk?
– Como uma crescente no turismo espacial pode impactar o meio ambiente?
Qual é o impacto social do turismo espacial?
– Como o turismo espacial impacta o meio ambiente?
– Existe uma “corrida espacial do turismo” entre bilionários?

REFERÊNCIAS TEXTUAIS
‘Bem-vindos à segunda era espacial’, diz diretor da missão da SpaceX após sucesso no pouso (G1)
Richard Branson faz voo bem-sucedido e inaugura a era do turismo espacial (Veja)
SpaceX enviará 4 pessoas ‘comuns’ para o espaço; veja como foi a preparação (Uol)
Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, vai ao espaço e agradece a clientes da Amazon: ‘Vocês pagaram’ (G1)
Quanto custa viajar para o espaço, como fez o homem mais rico do mundo? (Uol)

Gostou do episódio? Mande um comentário em áudio pelo WhatsApp +55 11 98765-6950. Seu comentário poderá aparecer no podcast Serviço de Atendimento à Cavalaria (SAC).


mande seu comentário em áudio