play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Arquivo
  • keyboard_arrow_right Blog
  • keyboard_arrow_right Abrindo os Horizontes … e se?

Abrindo os Horizontes … e se?

766 Resultados / Página 1 de 43


Background

Estes dias, na facu, o professor propôs o seguinte problema

Um comerciante dispõe de 8 esferas quase idênticas, exceto pelo fato de que uma delas é ligeiramente mais leve do que as outras. Para identificar qual é qual, ele dispõe apenas de uma balança de pratos (aquela do signo de libras), mas a balança pertence a um outro comerciante que cobra por pesagem.
Como nosso comerciante só dispõe de dinheiro para 2 pesagens, como ele deve fazer para encontrar a bolinha mais leve?

A resposta é simples, única e sem truques.

  • Na primeira pesagem, pesa-se 6 bolinhas apenas, 3×3.
    • Se elas equilibrarem, então a bolinha mais leve é uma das bolinhas que não forma pesadas (todas as bolinhas pesadas são iguais).
    • Se um dos pratos subirem, a bolinha esta neste prato (com 3 esferas).
  • Na segunda pesagem, temos encontrar a bolinha leve, esteja ela na dupla de bolinhas que não foi pesada ou no trio mais leve (da primeira pesagem).
    • Se a bolinha estiver no trio, pesa-se duas do trio 1×1 e deixa-se uma de fora, e se obtem o mesmo cenário da primeira pesagem (clique para visualisar)
    • Se estiver na dupla de bolinhas, pesa-se uma contra a outra e a mais leve aparece (clique para visualisar)

Para ajudar a explicar como se soluciona o problema, propus um enigma que deveria abrir a mente para novas possibilidades.

O objetivo deste problema é ligar os 9 pontos abaixo por 4 retas (não existem meias retas ou curvas), ligadas uma à outra (sem tirar o lapis do papel).

Clique para solucionar

O que eu quis demonstrar com tudo isso, é que o mundo, o universo, e a existência é maior e mais complexa do que o que nós conhecemos, simplesmente porque não conhecemos tudo.
Sendo assim, a melhor maneira de resolver os seus problemas, talvez seja buscar métodos e vistas exteriores ao nosso mundinho, afinal, quem disse que você deve permanecer dentro do quadrado ou usar todas as esferas?


SAC

todo sábado um novo episódio
Ouça em todas as plataformas
Background

Está no ar mais um Serviço de Atendimento à Cavalaria, aquele podcast da Rede Geek capaz de ouvir e interagir com empatia com quem está do outro lado da linha!

No episódio dessa semana, cresça junto com a gente, ouça um spoiler do bem, faça tabule e entre no cLimão de final de ano!

Dialogue e tenha suas solicitações atendidas (ou não) nesse atendimento sob o comando dos Marechais Tato Tarcan e Prof. Maury!

Gostou do episódio? Quer participar? Mande um comentário em áudio pelo WhatsApp +55 11 98765-6950. 

LINKS DO PROGRAMA
Apagão – Ruas de Fúria
Podcast Vai Passar – com Tato Tarcan

CRÉDITO IMAGEM DA CAPA
Vecteezy


mande seu comentário em áudio